-->

Você sabia que o seu crespo precisa de umectações constantes? | By Luz Alves

        

Nós, cacheadas e crespas, temos o cabelo seco por natureza.  O sebo, responsável pela  oleosidade  que nossas glândulas sebáceas produzem não conseguem chegar ao comprimento nem às pontas de nossas molinhas e por isso é importante umectar o cabelo com frequência, quando digo com frequência não estou dizendo todos os dias, ta? Apenas uma vez por semana já é mais do que suficiente. ( _mas e se eu fizer duas vezes por semana? _Seu cabelo não vai cair, não tem problema, rs)

           Mas o que é a umectação? Umectação segundo o dicionário é umedecer ou repor água, com ÁGUA. 
             Mas para nós cacheadas (não sei porque motivo), umectar o cabelo é o ato de tratá-lo usando óleos, dar banho de óleos no cabelo, isso é muito importante para repor os nutrientes, para repor os lipídios, a "gordura" do cabelo.
             Então se o seu cabelo está seco, ressecado, quebradiço, sem vida, sem brilho, volumoso (só para ressaltar, eu amo volume) e sem definição, com pontas espigadas e sem maciez, meu bem você precisa urgente de umectações. A umectação não vai resolver todos os problemas do seu cabelo, nem vai ser a única coisa que você vai precisar fazer, mas vai melhorar pelo menos 40% a qualidade da suas molinhas.
             Você vai precisar de pelo menos um tipo de óleo 100% vegetal.
             Quando forem comprar algum óleo ou qualquer produto para o cabelo, olhe no rótulo se tiver algo como óleo mineral, vaselina líquida, parafina líquida, mineral oil, petrolatum ou paraffinum liquidum saiam correndo sem olhar para trás. Você pode até usar e gostar, mas esses produtos vão danificar o seu cabelo com o tempo.
             Como fazer a umectação?
             É muito simples, você só tem que passar o óleo de sua preferência (cada óleo tem um motivo especial e um resultado diferente) nos cabelos e deixar agir por um tempo.
Hoje eu vou usar azeite de oliva EXTRA VIRGEM + óleo de rícino (que ajuda no crescimento do cabelo)
_vou esquentar 2 colheres do azeite de oliva extra virgem.
          _você pode esquentar no microondas por alguns segundos; ou
          _ em banho-Maria;
Mas não é para deixar o azeite ferver, ok? É só para dar uma esquentadinha, para ficar um pouquinho morno. De forma que se você pegar não vai te queimar e nem fritar o seu cabelo.

O óleo de rícino eu vou passar na raiz do cabelo e azeite em todo comprime
Você pode usar o óleo que você quiser: óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de uva, óleo de Girassol, óleo de amêndoas, óleo de cenoura etc.
 Eu gosto de variar, em uma semana uso um, na outra semana uso outro e por ai vai.